data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

sábado, 13 de setembro de 2014

Antes que desapareça, conheça esse 7 lugares



O mundo é feito de lugares e paisagens incríveis, mas ele não é imutável. Com o tempo, alguns ambientes vão se transformando e podem até sumir, seja por ação do homem ou da própria natureza. 

O antigo Salto Sete Quedas, que já foi a maior cachoeira do mundo e uma das paisagens mais maravilhosas do planeta, foi sacrificado para dar lugar à Usina de Itaipu, por exemplo. Isso sem contar as civilizações inteiras que foram perdidas soterradas. 

Então, antes que isso aconteça, confira aqui alguns lugares para se visitar antes que eles desapareçam do mapa. 

1 - Grande barreira de corais (Austrália) 


grande barreira de corais, austráliaA Grande Barreira de Corais na Austrália é a maior barreira de corais do mundo e abriga uma imensa biodiversidade com uma fauna aquática muito rica. Infelizmente, ela está ameaçada por condições ambientais, como aumento da temperatura dos oceanos e aumento da poluição gerada pelo homem. 

Existem estudos que indicam que a barreira poderia sumir nos próximos 100 anos, o que significa que seus netos talvez não tenham a chance de vê-la ao vivo mesmo que viajem para lá.







2 – Veneza (Itália)

veneza, itália
Veneza é uma das cidades mais visitadas do mundo e considerada também uma das mais românticas. Hoje, mais de 270 mil pessoas moram por lá. 

Cercada de água, a quantidade de inundações em Veneza vêm crescendo nos últimos anos. A cidade afunda cerca de 2 mm por ano. Se continuar assim, a cidade pode se tornar inabitável até o final deste século.

3 - Mar Morto

mar morto

O Mar Morto é famoso por sua salinidade de 33% - dez vezes maior que dos oceanos – o que faz com que apenas seres unicelulares consigam sobreviver nele. Nos últimos 50 anos, o Mar Morto perdeu um terço do seu volume. É possível que nos próximos 50 ele simplesmente deixe de existir. 

A culpa, dessa vez, é do homem. Isso porque países vizinhos estão drenando a água do Rio Jordão, que o alimenta.


4 - Ilhas Maldivas

ilhas maldivas

O que as Ilhas Maldivas tem de belas, também têm de frágeis. Cerca de 80% do arquipélago está apenas 1 metro acima do nível do mar. Acredita-se que nos próximos 100 anos boa parte das ilhas serão encobertas, se os níveis dos oceanos continuarem a subir. 

Nos últimos anos, o nível do mar subiu 20 cm em algumas partes do país. O risco é tão real que o governo já está até mesmo comprando terras em outros países para abrigar moradores que não tiverem onde morar.


5 - Alpes

alpes

Os Alpes são um dos grandes sistemas de cordilheiras da Europa e uma das regiões de ski mais famosas do mundo. Infelizmente, cerca de 3% do gelo glacial da região está desaparecendo a cada ano. Nesse ritmo, é possível que as geleiras possam desaparecer totalmente até 2050.

6 – Polinésia

polinésiaA Polinésia é um conjunto de ilhas no Oceano Pacífico onde estão algumas das paisagens e praias mais bonitas do mundo. As ilhas maiores têm origem vulcânica, enquanto as menores têm origem coralina. 

O problema, mais uma vez, é o aquecimento global. Ainda que o aumento do nível do mar não devaste totalmente as ilhas, uma grande área pode ficar alagada. Além disso, existem ameaças internas, como a caça e a agricultura, que vem ameaçando espécies de extinção.


7 - Ilhas Seychelles

ilhas seychelles

As Ilhas Seychelles também são consideradas um paraíso tropical, mas estão ameaçadas de sumir do mapa. Seychelles é formado por 115 ilhas. Essas ilhas podem desaparecer se a temperatura do planeta subir mais 1,5° C. 

Acredita-se que entre 50 e 100 anos todo o arquipélago possa estar submerso. Já hoje algumas ilhas sofrem com as mudanças climáticas e já existem “refugiados climáticos”.

fonte: http://discoverybrasil.uol.com.br