data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2014

7 passos para turbinar a sua memória



Exercício físico, alimentação e uma boa noite de sono: esses são alguns dos itens fundamentais para aumentar a sua capacidade de gravar informações.

Ler livros é uma das atividades que estimulam o cérebro e ajudam no armazenamento de informações.

ler livros

Assim como os músculos do nosso corpo, que quanto mais a gente usa mais fortes ficam, o cérebro também precisa de exercícios frequentes para ficar em forma. Ler, aprender novas línguas, fazer palavras cruzadas e até tomar banho de olhos fechados ajuda (e muito) a melhorar o desempenho da nossa memória e a acabar com aqueles brancos que fazem a gente passar o maior mico ou perder um tempão. Ou seja, o segredo é tirar o nosso cérebro da zona de conforto e desafiá-lo a toda hora.



O que fazer para ficar com a cabeça funcionando a mil


1. Saia do automático

saia do automático

O cérebro gosta de novidades! "Tente mudar o caminho, tomar banho de olhos fechados ou comer com os talheres em mãos trocadas", ensina Antônio Carlos Perpétuo, presidente fundador do Supera, rede de academias de ginástica cerebral.


2. Pratique exercícios

pratique exercícios

Um estudo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostrou que a atividade física diminui a viscosidade do sangue, o que contribui para aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, melhorando a capacidade de aprendizado e a memória.


3. Durma bem

durma bem

Durante o sono, ocorre uma restauração do sistema nervoso central, que é quando os neurônios conseguem passar adequadamente informações entre eles. Descanse pelo menos oito horas.





4. Evite o estresse

relaxe

Muitos dos lapsos de memória que temos – esses esquecimentos bobos, como "o que é que eu ia fazer mesmo?" - estão diretamente relacionados ao estresse e ao cansaço. A dica aqui é relaxar e tentar levar uma vida mais tranquila.


5. Mantenha o foco

mantenha o foco

Entre os jovens, o principal motivo das falhas de memória é a falta de atenção. Com essa mania de fazer tudo ao mesmo tempo, acabamos não nos concentrando e daí surgem os esquecimentos como "será que eu fechei a porta?". A dica é prestar atenção ao que está fazendo!


6. Jogue, leia, faça palavras cruzadas...

jogue, leia, faça palavras cruzadas

"Atividades intelectuais diversificadas ajudam a memória a estabelecer estratégias mais eficientes de armazenamento e busca", diz Paulo Bertolucci, neurologista da Escola Paulista de Medicina da Unifesp.


7. Coma bem

coma bem

É importante uma dieta bem balanceada, que forneça os nutrientes nas quantidades adequadas e ajude o cérebro a funcionar melhor. 



Ginástica cerebral

Tente dizer a cor de cada palavra (não a que está escrita). Será que consegue? Esse exercício, conhecido como teste de Stroop, ajuda a tirar as teias de aranha do nosso cérebro.

ginastica cerebral

Faça  teste e depois comente!!

fonte: http://mdemulher.abril.com.br