data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Como se refrescar sem Ar Condicionado!

Não possui um ar-condicionado para aguentar dias insuportáveis de calor? Ou não gosta de ar, por motivos de saúde?  Aqui estão dicas para refrescar sua casa e se refrescar!

Durma mais refrescado. Utilize estas ideias para combater o calor que perturba o sono:
Consiga um ventilador para seu quarto. Um ventilador de baixa intensidade faz maravilhas ao criar uma leve brisa no quarto. Se não gosta do ar sopre diretamente em seu rosto enquanto dorme, deixe o ventilador próximo à janela para uma melhor circulação de ar fresco.
Coloque um pequeno travesseiro no freezer por uma hora ou duas antes de ir para cama. Coloque algumas sacolas plásticas ao redor dele para evitar a formação de gelo no tecido.
Coloque as roupas de cama na parte mais fria da casa durante o dia. Faça isso assim que acordar. Pendure fronhas e lençóis de forma a expô-los ao vento. Colete as roupas de cama penduradas na hora de dormir.
Use fronhas de seda ou cetim e lençóis de cetineta. Tais tecidos o farão se sentir mais confortável e refrescado.

 Adicione mais água em sua vida. O alívio é quase imediato, devendo durar por uma hora ou mais.
Beba água frequentemente. Se hidratado, o corpo é mais capaz de se refrescar. Tente beber um copo de água por hora. Adicionar folhas de menta ou laranja, e fatias de limão ou pepino na água a torna mais refrescante.
Proteja sua nuca do sol (use um boné virado para trás, ou levante o colarinho) ou coloque um lenço molhado logo atrás do pescoço. O sensor que controla a temperatura corporal está nessa região. Com este passo, é possível fazer seu corpo “pensar” que está frio!
Coloque ou amarre uma bolsa de gelo na nuca.
Molhe seus cabelos. No mínimo, umedeça suas pontas. A evaporação da água esfriará sua cabeça (Note: Cabelos ondulados poderão se encaracolar!).
Use uma bandana ensopada de água. Ou reviva os anos 80 usando uma bandana de grafatex na testa.
Tente usar um climatizador de ar com névoa. Estes dispositivos portáteis funcionam à bateria e podem ser levados para qualquer lugar. O vapor liberado e ventilado por ele atinge sua pele, dando uma sensação instantânea de frescor.
Molhe uma camiseta, torça-a e vista-a logo em seguida. Sente-se em uma cadeira que permita a passagem de ar e ligue um ventilador em sua frente. Quando secar, molhe a camiseta novamente. Utilize água morna para não gerar um “choque” térmico.
Use uma camisa de mangas curtas e molhe apenas as mangas. Você pode pegar um resfriado caso esteja molhado e tomando vento! Use uma garrafa, uma pia ou uma mangueira para manter as mangas molhadas. Para refrescar as pernas enquanto usa calças longas, molhe as pernas. Saias longas também servem para isso. Apenas borrife um pouco de água na bainha.
Faça água gelada correr pelos seus pulsos por 10 segundos para cada mão. Isto irá reduzir bruscamente sua temperatura por quase uma hora.
Entre numa banheira cheia de água fria. Quando se acostumar com a temperatura, livre-se de um pouco de água e encha a banheira novamente com água gelada. Continue a fazer isso até se sentir gelado. Após sair da banheira, seu corpo se manterá refrescado. Para um resfriamento ainda mais rápido, adicione gelo!

 Vista-se apropriadamente. Existem muitas estratégias para se vestir (ou para não se vestir) no calor, dependendo de sua situação:
Fique nu. Se você estiver numa situação onde possa ficar sem roupas. Esta é a maneira mais simples e natural para manter-se refrescado.
Fique seminu. Coloque uma roupa de banho, ou vista apenas roupas íntimas.
Vista roupas de verão. Use tecidos naturais mais folgados (algodão, seda, linho) e evite o poliéster, o raiom, e outros tecidos de fibra artificial (com a possível exceção de tecidos inteligentes).
Vista cores claras. Cores mais escuras absorvem o calor do sol, permanecendo quentes por mais tempo do que roupas claras ou brancas. Cores claras sempre refletem a luz e o calor.
Cubra-se. Cubra-se para manter-se refrescado, especialmente em dias de muito calor e baixa umidade. Nas elevadíssimas temperaturas desérticas do Oriente Médio, povos tradicionais cobrem-se das cabeças aos pés. De tal modo, a pessoa pode se proteger dos raios solares e conseguir um bronzeado. Prefira roupas folgadas e confeccionadas com tecidos naturais.

 Mude sua dieta. Os alimentos e bebidas consumidas também ajudam a refrescar.
Encha o freezer com lanchinhos gelados e saborosos. Congele uma sacola com pedaços de frutas da estação. Prefira melancias, abacaxis ou limões. É uma experiência deliciosa e refrescante!
Lembre-se sempre da menta. Ela dá uma ótima sensação de frescor ao corpo. Tente usar em sua pele produtos derivados de menta. Besunte-se com loções de hortelã (evitando o contato com rosto e olhos); banhe-se com sabonete de hortelã; use talco de hortelã para os pés. Existem algumas receitas com menta que podem ser testadas. Eis alguns exemplos:
Folhas Doces de Menta
Iogurte de Melancia com um Toque de Menta
Chá de Menta
Bebida Irlandesa de Creme de Chocolate Mentolado
Sopa Refrescante de Ervilhas com Menta
Trufa de Menta
Pesto com Manjericão, Menta e Laranja
Chocolate amargo com Folhas de Menta
Pudins Aloo (Batata com Molho de Menta
Sanduíches de Ervilha e Menta
Use pepinos. Fatie um pedaço fino de pepino gelado e coloque-o em sua nuca! Isto é fantástico em dias de calor ou quando se está preso em um carro quente. E os efeitos são imediatos! Um cubo de gelo ou uma lata de refrigerante gelado podem funcionar do mesmo modo, apesar da adstringência do pepino ser mais refrescante para as pálpebras.
Coma alimentos picantes. Não é à toa que pessoas nas regiões mais quentes do mundo preferem tais tipos de refeição. Os alimentos picantes aumentam a transpiração, que evapora e refresca o corpo. Além disso, há uma liberação de endorfina – algo muito prazeroso e que pode lhe ajudar a esquecer do calor.

 Desça as escadas e deite no chão. O ar quente sobe (visto sua baixa densidade), estando uma camada acima do ar gelado. Caso esteja em casa, fique abaixo do ar quente. Vá em direção ao seu porão ou fique no primeiro andar. Quanto mais próximo do nível do solo, melhor.

 Tente usar um sistema de snorkeling contra o calor. Pegue um copo e encha-o com gelo. Traga-o para perto da boca e sopre o gelo. O ar soprado no copo resfriará drasticamente, e possuindo apenas uma saída (que está na direção de seu rosto), ele acaba retornando e refrescando sua pele.
Para um sistema de snorkeling mais eficiente, aponte um ventilador em direção a um conjunto de quatro copos cheios de água gelada e cubos de gelo. O ar frio não terá muitas opções para escapar, a não ser para o ambiente. A cada noite, congele os cubos novamente e abra as janelas.

Pense frio. Leia livros sobre pessoas que escalaram o Monte Everest ou que visitaram a Noruega. Assista a filmes como “A Marcha dos Pinguins” e “Era do Gelo”. Você não se refrescará fisicamente, mas não é impossível o surgimento de um efeito placebo a partir da visualização mental de ambientes gelados.


Descanse inteligentemente. Use estas dicas para relaxar e se refrescar simultaneamente:
Sente-se. Não tente se abanar – a movimentação só piorará o calor. Descanse até a noite chegar.
Sente na sombra. Encontre uma área com sombras e tenha consigo um climatizador de ar que possa se conectar a uma mangueira. Refresque-se com a ajuda do aparelho e da natureza.
Evite o horário de pico do sol. Evite sair com os amigos em climas extremamente quentes, e evite a luz do sol entre 10h00min e 15h00min, momento em que os raios solares estão mais fortes. Se tais regras forem obedecidas, queimaduras solares não aparecerão.

fonte: http://pt.wikihow.com