Outro bom passo rumo ao “controle” do estresse é a prática regular de algum exercício físico. Isso faz com que nosso organismo consiga eliminar impurezas, retomar o fluxo natural de seu funcionamento e relaxar. “Um indivíduo que pratica atividade física pode adquirir uma boa capacidade de minimizar os impactos desagradáveis do trânsito, retardar alguma resposta agressiva mediante um estímulo negativo, ser mais tolerante, menos instintivo. Não temos como nos blindar contra o estresse do trânsito ou qualquer outro estresse, mas podemos minimizar seus efeitos sobre nosso corpo”, diz Marccelo Pereyra, psicólogo e consultor da Associação Brasileira de Educação de Trânsito.
Respirar corretamente ajuda a domar a tensão e relaxar
A psicóloga e terapeuta cognitiva-comportamental Aline Sardinha recomenda atenção especial à respiração. É a melhor forma de relaxar e controlar o estresse no momento em que estamos confinados no trânsito.
Observe sua respiração por alguns segundos. Veja se está muito curta, acelerada ou não.
Procure respirar mais lentamente, enchendo e esvaziando mais os pulmões a cada vez, sem fazer força nem soprar o ar para fora.

Tente dilatar um pouco o abdômen cada vez que o ar entrar e relaxá-lo enquanto o ar sai.
Treine por alguns dias, dois minutos por dia. Quando perceber que está conseguindo levar o ar mais para a barriga e que o seu peito se movimenta muito pouco, passe à etapa seguinte: inspire contando até dois e solte o ar contando até quatro, bem devagar.
Se sentir falta de ar ou desconforto, solte o ar em três tempos. Com o tempo, vai ficando mais fácil.
Dicas de ‘sobrevivência’ no trânsito
Tente evitar a hora do rush. Faça um curso, uma academia, vá a museus, centros culturais, cinema. Enfim, faça alguma atividade perto do trabalho e vá um pouco mais tarde para casa.
Ouça músicas tranquilas e em volume baixo. Se estiver em transporte coletivo, use fones. Ou, então, aproveite para ler. Mas se sentir enjoo e dor de cabeça, pare imediatamente.

Se você tem pressão alta, evite segurar a barra no teto do ônibus. Prefira a alça do banco. Assim, seu corpo fará menos pressão para circular bem o sangue.
Se costuma pegar ônibus quente e cheio, opte por roupa leve e coloque o paletó no braço. Se pega aqueles ônibus com ar condicionado congelante, leve casaco na bolsa. O importante é fazer uma viagem a mais confortável possível.

Se você é o motorista, não adianta buzinar toda hora e nem xingar os outros. Isso só vai lhe irritar mais ainda e o pior, irritar os outros. Evite situações de conflito.

Faça exercícios físicos regularmente. Eles ajudam seu organismo a eliminar o estresse do dia a dia e ainda deixam você em forma.

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