data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Oktoberfest / Blumenau - SC Brasil

Quem visita Blumenau durante o ano pode apreciar um pouco da cultura germânica na arquitetura, culinária e nos hábitos dos moradores. Mas é no mês de outubro que a cidade mostra ao mundo todo o orgulho de preservar a tradição alemã, reunindo atrações típicas em uma grande festa: a Oktoberfest. De 7 a 24 de outubro, o Parque Vila Germânica abre suas portas para receber catarinenses e turistas de todas as partes do mundo com uma programação mais do que especial.

São shows, desfiles, apresentações de grupos folclóricos, festas para a terceira idade, parque de diversões para crianças, diversos tipos de chope, concursos e muitas outras atividades que dão um colorido especial ao evento. O público que prestigiar a 27ª edição da Oktoberfest vai poder comprovar a qualidade de todas as atrações, dos serviços oferecidos e ainda ver de perto a alegria com que o povo ostenta os costumes deixados pelos seus colonizadores.

Consolidada como a maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo, a edição catarinense espera receber mais de 800 mil pessoas em 2010. A Oktoberfest é realizada pela prefeitura de Blumenau e promovida pelo Grupo RBS. O patrocínio é do Bradesco.

Sucesso de público

É no mês de outubro que Blumenau vive o auge do seu potencial turístico. O sucesso da Oktoberfest pode ser comprovado pelos números. Em 26 edições, a festa já reuniu mais de 17 milhões de pessoas, cerca de 700 mil oktobesfesteiros em cada ano. A rede hoteleira da cidade, que conta com mais de 4,2 mil leitos, teve uma média de 85% de ocupação durante a edição de 2009. No feriado de 12 de outubro, a lotação de hotéis e pousadas chegou a 99,73%. Para este ano, a expectativa é ultrapassar a média dos 90%.

Gastronomia
Além das ações de entretenimento e cultura, a Oktoberfest oferece uma ampla estrutura gastronômica. São dezenas de bares e restaurantes espalhados pelos setores da Vila Germânica com cardápios que variam de lanches rápidos a pratos típicos. As iguarias alemãs são as preferidas do público. Entre os campeões de venda estão o Kassler - costeleta de porco acompanhada de salsicha branca e vermelha, purê e chucrute, o Eisbein - joelho de porco com purê, chucrute e salsichas branca e vermelha e o Marreco Recheado - servido com arroz, repolho roxo e purê de batata e de maçã.


Programação
Música, desfiles e concursos são apenas algumas das atrações do evento.

Abertura oficial da festa

Dia 7 de outubro, às 22h, logo após o desfile na rua XV de Novembro, às 19h30min. Entrada gratuita.

Shows

Bandas típicas nacionais e alemãs se apresentam de segunda a sábado, a partir das 19h. Aos domingos, a partir das 12h.

Grupos folclóricos

As apresentações ocorrem diariamente, durante o intervalo dos shows, em todos os setores do Parque Vila Germânica.

Concurso de chope em metro

Todos os dias, o campeonato ocorre diariamente, às 22h, no setor 3. A participação é gratuita.

Retretas e danças típicas

Em diferentes pontos da cidade, o público poderá conferir diariamente apresentações de bandas típicas e de danças folclóricas.

Concurso Rainha da Oktoberfest 2011

O concurso para eleger a Realeza da 28ª Oktoberfest ocorrerá no dia 24 de outubro, às 20h. A entrada é gratuita.


Bierwagen

A distribuição de chope para o público anima o centro da cidade todos os dias do evento.

Desfiles oficiais na Rua XV de Novembro

Dia 7 de outubro, às 19h30min
Dia 9 de outubro, às 16h
Dia 13 de outubro, às 19h30min
Dia 17 de outubro às 10h
Dia 20 de outubro, às 19h30min
Dia 23 de outubro, às 16h

Festa da Melhor Idade

A festa reunirá centenas de idosos no dia 14 de outubro, a partir do meio-dia, nos setores 1 e 2. A entrada é gratuita.

Rei do Tiro

Todos os dias, no setor 1, o público poderá participar das competições do Rei do Tiro, uma modalidade esportiva organizada pelos Schützenvereine (Sociedades de Atiradores) da cidade.

Ingressos

De segunda a quinta-feira: R$ 6.
Sextas e sábados e nos dias 10 e 11 de outubro: R$ 15.

Importante saber: aos sábados, domingos e nos dias 11 e 12 de outubro, os ingressos serão cobrados somente a partir das 15h. Domingos e no dia 24 de outubro, a entrada é gratuita a partir das 11h. Pessoas vestidas com traje típico alemão não pagam entrada. Estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada.