data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Insônia! O que fazer?


Você tem dormido mal? Tem tido dificuldade para adormecer? Sua mente não pára nem a noite? Tenho uma boa sugestão para você. Vou relatar como tenho resolvido esse problema de forma natural e relativamente fácil.
Meu sono já foi melhor. Teve época em que já caía na cama dormindo. Mas nos ultimos anos meu sono tem piorado, chegando a suceder noites e noites com dificuldade para dormir. E sim, de manhã, quero “morrer” dormindo ;-) De forma que imagino que meu problema não seja exatamente de sono, e sim de relaxamento suficiente para dormir. Pois ultimamente tenho chegado a virar a noite acordado igual um zumbi, pensando em mil coisas.
Pois bem! Não sou muito chegado a remédios. Por outro lado, não é de hoje que ouço falar que o capim-limão, ou capim-cidreira, apresenta, em forma de chá, propriedades calmantes. Então, há uns meses atrás resolvi experimentar o chá de cidreira pra ver se dormia melhor. E deu certo! Mas, como todo ser humano que se preze, depois que o sono melhorou, acabei “abandonando o tratamento” ;-) . E eis que uns dois meses depois – esta semana – a insônia resolveu me fazer umas visitinhas novamente. E pela segunta vez, ao apelar para o chá de capim-cidreira, percebi sua incrível eficácia na ajuda ao sono.

Mas há um detalhe que precisa ser observado:

Só agora tenho relatado essa “dica” porque também só agora percebi que não basta tomar um copo de chá de cidreira uma única vez. Até ajuda, mas o que tenho observado é que o efeito é percebido MESMO depois de alguns dias – ou  noites – seguidos, com a ingestão do chá.

Então fica a dica:

Se você está com problemas de insônia, sugiro adotar por hábito beber um copo de chá de capim-cidreira por algumas noites seguidas. Pode ser quente (no inverno é bom) ou frio mesmo. Com ou sem açucar (mas não exagere). E não precisa ter a plantinha no quintal não. Vá ao supermercado e compre aqueles chás de caixinhas. Eu não “botava” muita fé neles até o dia em que vi o processo de fabricação desses chás num desses programas de TV. Os chás em caixinha são folhas da planta MESMO, secadas em estufa e picadas. Não tem nenhuma “química” suspeita no processo.



Curiosidade:

Não faça como eu fazia: Eu achava que capim-cidreira (ou limão) e erva-cidreira eram a mesma coisa. Não são! Mas ainda assim apresentam efeitos muito semelhantes:
Capim Cidreira ou Capim Limão

Nome Popular: Capim-Cidreira, Capim-Limão, Cidreira, Cidrão, Capim-Cidrão, Cidreira-Verdadeira, Capim Cheiroso, Citronela-Falsa, Erva-Limão, Capim-Cidró, Citronela-de-Java, Lemongrass (English), Capim-Cidrilho, Jaçape, Capim-santo, Capim-Joça, Capim-Barata.
Principais Substâncias: Citral, Vitamina A, mirceno.
Nome CientificoCymbopogon citratus
Caracteristicas: Erva da familia das Gramíneas. Folhas aromaticas, ásperas, pontudas, com mais de 50 cm de comprimento.
Utilidades: Usada para combater suor e gases intestinais. Erva diurética. Anuria, Azia, Hipocondria, Histeria. Calmante leve.
Plantio: A propagação é feita por perfilhos ou mudas da touceira. Para melhor pegamento da muda, é indicado o corte das folhas rente a bainha. A planta prefere solos drenados, e ricos em matéria orgânica. Em períodos frios solos compactos ou com alto teor de fósforo. Procede-se até quatro cortes anuais, para o aproveitamento das folhas, as mudas crescem rápidamente, gerando elevada produção de massa verde. Secar as folhas a sombra.
Fonte / Foto: Capim-cidreira 
Nome Popular: Erva-Cidreira, Melissinha, Cidreira, Cidrinha, Cidreira-Melissa, Cidreira-Falsa, Salva-do-Brasil
Principais Substâncias: Citral (óleo), linalol, geraniol, nerol, beta-mirceno.
Nome CientificoLippia alba
Caracteristicas: Planta da familia das labiadas. Erva com muitos ramos, cultivada em lugares sombrios e úmidos, muito comum em regiões de clima quente e temperado. Suas folhas são em forma de lança, verde escura na parte superior e clara na parte inferior. As flores são brancas ou manchadas de rosa. São de armoas suaves e agradaveis, lembrando o limão, tem sabor levemente amargo.
Utilidades: Folhas e ramos floridos tem propriedades sedativas. Muito usada para combater gases intestinais. Anemia (banho), Angina do peito, arroto, azia, dor de cabeça, cãibra, caxumba, cólica hepática, cólica intestinal, coração, debilidade geral, enxaqueca, espasmos, histeria, insônia, debilidade dos nervos, neurastenia, resfriado, tosse, urétra.