data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Males causados pelo suor!

Você, já viveu alguma situação em que teve vontade de contar para pessoa que ela cheirando mal? Quando transpiramos o organismo está, na verdade, tentando equilibrar a temperatura do nosso corpo, que deve ficar sempre ali por volta dos 36 graus.


Isso explica porque suamos tanto durante o verão e quando praticamos exercícios físicos. A gente começa a suar pra baixar a temperatura. Mas às vezes o suor vem acompanhado daquele cheirinho desagradável, mais conhecido como chulé ou cecê. A medicina chama esse distúrbio de bromidrose.


O mau cheiro é resultado de uma reação química entre os componentes do suor e as bactérias que vivem no nosso corpo. Mas é bom lembrar: nem todo mundo que transpira demais tem mau cheiro.


Mas por que algumas pessoas sofrem do problema e outras não? Para tirar essas e outras dúvidas Ana Maria conversou com a dermatologista Daniela Alvarenga. “São duas patologias diferentes. Uma é a bromidrose, que provoca o odor fétido. A outra é apenas a que provoca o excesso de suor”, explicou.


A dermatologista disse que existem muitos mitos sobre o que seria eficaz para acabar com o mau cheiro. “O limão, por ser bactericida, agiria para o problema. Mas ele escurece a pele, além de ter o risco de queimar. Não é o ideal”, falou.


Daniela contou que a toxinha butolínica tem sido muito usada para diminuir a quantidade de suor. “Cura mesmo não existe”, disse. Ao contrário do que muita gente pensa, a dermatologista falou que os desodorantes com álcool não fazem mal. “Os que contêm cloreto de alumínio são bem mais irritantes”, explicou.


Produtos indicados para higiene e para quem quer evitar maus cheiro:

*desodorantes de vários tipos: antiperspirantes, aerossol, em creme, sem perfume, roll on.

*sabão antibacteriano ou sabão líquido antibacteriano.
*spray antimicótico para quem tem bromidrose


Produtos que não tem sua finalidade comprovada para quem tem mau cheiro:

*bicarbonato de sódio

*pomada branca a base de cânfora
*leite desodorizante (leite de rosas)
*desodorante roll on não são considerados higiênicos

Mais Você