data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Acidentes Domésticos!


Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo com todo o cuidado alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças; às vezes esses acidentes são tão graves que podem levar à morte.
Os pais devem lembrar que para a criança tudo pode ser brinquedo interessante e ela não é capaz de avaliar o perigo. Por isso devem ficar atentos a pequenos objetos como moedas, tampinhas de garrafas, clips, botões até brinquedos que possuam peças pequenas e que se soltam com facilidade e possam causar engasgos e sufocamento.
Siga algumas regras básicas e transforme sua casa em um lugar seguro.
  • MEDICAMENTO
    Todo medicamento deve ser guardado em lugares altos e, de preferência,trancados com chave. Nenhum medicamento deve ser tomado sem orientação médica.
  • ESCADAS
    As escadas devem possuir corrimão e o piso não deve ser liso. Quando as crianças forem pequenas e principalmente na época em que estão engatinhando ou começando a andar, procure colocar protetores e barreiras em todos os acessos da casa que levem à escada.
  • JANELAS E SACADAS
    Para quem tem crianças em casa e principalmente em apartamentos, devem ser colocadas grades ou redes de proteção. Muitos acidentes acontecem pela falta de proteção em janelas e sacadas.
  • PISCINA
    Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas perto das piscinas. Em casa deve ser colocada tela de proteção ou grade em volta da piscina.Toda vez que a criança for nadar, em casa ou no clube, nunca deve deixar de usar bóias.
  • COZINHA
    As pessoas e muito menos as crianças não têm noção do perigo que a cozinha representa, por isso mantenha as crianças sempre longe. Criança não tem medo de fogo, nunca deixe as panelas com os cabos virados para fora do fogão. Cuidado também com vazamento de gás. Verifique sempre os botões do fogão e se as mangueiras do gás estão em ordem.
  • PRODUTOS QUÍMICOS E MATERIAL DE LIMPEZA
    Por serem produtos altamente tóxicos e, muitas vezes, inflamáveis devem ser deixados em local de difícil acesso para crianças e animais. Nunca permita que crianças mexam com álcool ou outros produtos abrasivos e inflamáveis. A ingestão de certos produtos pode ser fatal.
  • TOMADAS
    Utilize sempre protetores especiais para as tomadas evitando assim choques e outros acidentes.
  • OBJETOS PONTIAGUDOS OU CORTANTES
    Facas, tesouras, chaves-de-fenda e outros objetos perfuro-cortantes nunca devem ser dados às crianças. Mantenha esses objetos em locais fechados onde a criança não tenha acesso.
  • FERRO DE PASSAR ROUPA
    Nunca deixe o ferro ligado com o fio desenrolado e ao alcance das crianças. Além da alta temperatura, é perigoso por seu peso e eletricidade.
Em caso de acidente saiba como praticar os primeiros socorros.

Lúcia Helena Salvetti De Cicco
Diretora de Conteúdo e Editora Chefe