data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Semana começa com frio e chuva em Santa Catarina Temperaturas estão mais amenas em relação às registradas na semana passada

Dia amanheceu
 nublado em Florianópolis - Diego Redel
Dia amanheceu nublado em Florianópolis
Foto:Diego Redel

A semana começa com pouca mudança em relação às condições climáticas em Santa Catarina. Apesar da perda de intensidade do frio, as temperaturas ainda ficam baixas em boa parte das regiões e o céu continua nublado, com pancadas de chuva a qualquer hora nesta segunda-feira.

A temperatura mínima durante a madrugada atingiu 7,6 graus Celsius (ºC) em Urubici e 10,2ºC em São Joaquim, na região Serrana. Nas demais áreas, os menores registros variaram entre 13ºC e 17ºC entre 0h e 6h, conforme dados preliminares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).



Nas próximas horas, o tempo segue instável por causa da influência de uma frente fria que avança do Rio Grande do Sul e atinge as cidades catarinenses.

Deve chover de forma mais intensa nas primeiras horas do dia no Oeste e, à noite, na faixa litorânea e municípios próximos.

Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, adianta que a semana deve ser marcada por grandes oscilações nas temperaturas.  Deve voltar a fazer frio intenso entre a Serra e o Oeste na terça-feira e, nas demais regiões, as temperaturas ficam mais amenas.

A Epagri/Ciram, órgão estadual que monitora as condições meteorológicas, aponta a chegada de uma nova massa de ar frio e seco ao Estado entre esta segunda e a terça-feira, a partir do Oeste. Com isso, a nebulosidade deve diminuir gradualmente e o tempo volta a se firmar.

Na quarta, as mínimas não devem ficar tão baixas e as máximas sobem ainda mais.



Próximos dias

O frio deve diminuir gradativamente nos próximos dias, com o afastamento da intensa massa de ar polar para o oceano.

Na terça-feira, o dia deve ser de meia estação, com frio ao amanhecer e temperatura agradável à tarde. Na quarta-feira, os termômetros podem marcar 26ºC no Sul e no Vale do Itajaí.

Entre terça e quarta-feira, a chuva deve dar uma trégua, mas já volta na quinta-feira.