data='blog' name='google-analytics'/>

Seguidores

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Dez dicas para ficar seguro no Twitter


Com base nos conselhos de segurança de Tagil Ramos, autor do livro Twitter, chiclete e camisinha, da editora Novatec, preparamos uma lista com tudo o que você precisa para ficar tranquilo e voar à vontade com seu passarinho azul. Vamos a elas:

1- Instale uma solução de segurança completa em seu computador. Ela deve incluir firewall (proteção contra invasões), um bom programa antivírus, habilitado com módulo contra programas-espiões (spyware) e programas maliciosos (malware).


2- Mantenha todos os programas atualizados, rodando a última versão sempre. A maioria faz isso automaticamente, mas é preciso ter essa configuração confirmada pelo sistema operacional.


3- Adote práticas de navegação e procedimentos online saudáveis. É recomendável, por exemplo, mudar periodicamente sua senha (de três em três meses pelo menos).


4- Se você usa computadores públicos (lan houses, congressos, feiras etc.) e chegou a informar login e senha de acesso de sua conta no Twitter e seu webmail, saiba que a informação que você ofereceu ao browser pode ser vista facilmente por um administrador de rede sem escrúpulos no momento em que estiver se conectando. Além disso, um usuário que chegue depois de você pode conseguir usar seus dados, caso o navegador tenha sido configurado com a opção autocompletar dados.


5- É aconselhável que você troque de senha logo depois de utilizar serviços que pedem seu TwitterNome e senha e nos quais você não confie.

Isso não significa que todo serviço que pede login e senha seja desonesto. Contudo, é prudente tomar algumas precauções quando você não conhece o fornecedor direito nem tem mais informações sobre ele, além daquela que está na página da Web.

6- Mantenha também seu browser atualizado, com as últimas versões instaladas. Permita que o sistema operacional faça os updates necessários. A partir do Windows Vista, isso é feito de forma automática.


7- Quando o navegador avisar que você está em um site perigoso, respire fundo. Nesse caso, você deve sair desse endereço, apagar o tweet correspondente e dar block em quem o publicou.


8- Quando for usar serviços acoplados ao Twitter, outra medida de segurança é escolher preferencialmente aqueles que não exigem a informação de sua senha. Isso acontece quando ele tem o recurso de OAuth. Sem entrar em descrições técnicas, na prática se trata de uma autorização dada pelo Twitter para parceiros considerados confiáveis e que praticam as regras da Twittiqueta.


9- Não divulgue seu celular nem o número de telefone residencial nas redes sociais. Alguns seqüestros simulados foram praticados com informações obtidas no Orkut e em ambientes semelhantes.


10- Você pode trocar todos os tipos de informação pela internet e até fazer bons negócios. Mas é bom diferenciar as informações públicas das privadas.